Posted by : Sandy Hime sábado, 5 de janeiro de 2013


Anatomia Harajuku: Lolita
Atualmente, esse estilo é o mais difundido atualmente e é auge de várias questões a respeito.Ele tem muitas subdivisões, o que deixa o post bem extenso. Vou aprofundar mais no mundo lolita em outros post futuramente ^^

Introdução

Primeiramente vamos acabar com o sentido sexual que a palavra Lolita tem, pois esse estilo, de nada se assemelha as páginas pervertidas do livro homônimo de Fladmir Nabokov - o qual eu sou um fã de carteirinha. Segundo o livro a lolita, é uma criança - 12 anos- com conotação sexual, mas o estilo lolita é completamente o oposto desse conceito.

"Lolita, luz da minha vida, labareda em minha carne.Minha alma, minha lama.
Lo-li-ta: A ponta da lingua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro,contra os dentes. Lo. Li. Ta [...]"Nabokov
Trecho inicial do livro de Fladimir 

O estilo apareceu no final da década de 70 com o intuito de parecer doce e adoravel com inspirações vindas da era vitoriana e do rococó . Há uma notavel preocupação em parecer infantil, elegante e delicada, passando longe da lolita vulgar de Fladimir.
Mas essa confusão com as "lolitas" é perfeitamente compreensivo, tendo em vista que termos como "lolita" e "ninfeta" foram introduzidos ao nosso vocabulário com as páginas polêmicas de Fladimir, no entanto, o significado desse termo foi mudando de acordo com os países que passava até chegar ao Japão onde ganhou outra conotação. - Vale lembrar que na época do lançamento do livro (1955) o mundo não era globalizado como hoje, então essa mudança é perfeitamente compreensível.
Anatomia
O estilo lolita é bem definido e apesar de suas sub-categoria é bem difícil confundi-los com outros. - salvo em alguns casos particulares
.
Cabelo
As lolitas não seguem um padrão para cabelos, diferentes das agejo, no entanto, optam por penteados que as deixem mais infantis, por isso a franja é algo extremamente usado, mas não é regra.
Para aparentarem ainda mais crianças é comum o uso de extensores ou perucas em cores fantasias.




Maquiagem
A maquiagem da lolita em geral é clara, com o objeto de "dar vida" ao rosto e esconder imperfeições.O uso de cílios postiços e circles lens é comum, pois olhos maiores  transmitem mais infantilidade.



Outfit
Existem características bem definidas nos outfits lolita as quais podemos citar a saia bufante; detalhes delicados como babados, pregas, laços e rendas; meias acima do fio 40; sapatos de bico arredondado e salto de salto grosso.
No entanto, para detalharmos mais o outfit loli teremos que citar suas subcategorias.
Casual Lolita
É uma forma de usar lolita no dia a dia, geralmente vemos combinação de saia bufantes, camisetas de algodão delicadas e sapatos dentro do estilo, mas isso não é regra, a lindos outfits casuais que usam de vestidos.




Classical Lolita
Essa vertente é uma das formas mais "maduras" de lolita e que mais prezam as tendencias européias dos séculos XVIII.As cores mais usadas no classical são tons sóbrios como  o branco, o marrom, o bege e até mesmo o preto. -Vale salientar que isso também não é uma regra.




Deco Loli
Essa subcategoria é mais recente e reúne dois estilos: Lolita e Decora. Sem muito detalhes - pois entrará em um post também - o decora é um visual carregado de acessórios e com cores fortes. Unindo a delicadeza da lolita e os acessórios da decora temos essa vertente.A regra é: quanto mais, melhor. No entanto, é possível notar nas fotos que os aspectos lolitas não foram modificados ainda há a saia bufante, meia e sapatos delicados. Apenas acrescentou-se um novo toque ao visual.



Ero Lolita
Chegamos em um ponto extremamente polêmico.O Ero aqui realmente remete ao erotismo, no entanto, não ao termo atual, mas sim, ao que era usado a séculos atrás. Assim, ombros de fora e braços á mostra são algo comum em outfits ero. Mas as saias não são tão curtas e muito menos o uso da meia calça é interrompido. A discussão entorno desta vertente é interminável em fóruns lolitas, mas creio que essa ideia seja a mais aceita.




Gothic Lolita
Está é a mais conhecida, o termo foi criado do Mana -é um homem xD - da banda  Moi dix mois que até hoje é uma grande influencia e sua brand (marca) Moi meme moitie é sonho de consumo entra as adeptas. Como o nome já diz,  o estilo tem muitos detalhes que remetem ao gótico usando e abusando de cruzes e morcegos, as cores mais usadas são preto, azul marinho e vinho, no entanto, há lindos outfits brancos.


O Mana - sim ele é um homem! E queria eu ser um homem igual a ele T_T



Guro Lolita
Esse é incofundivel! Se tiver sangue, é guro. Simples assim. Obviamente vemos outfits mais comuns em branco - talvez porque contrasta com o vermelho do sangue - mas não é regra, o que caracteriza o guro é isso.




Hime Lolita
Traduzindo o "hime" para português temos a palavra Princesa e é nisso que o estilo se baseia. Vestidos bem elaborados e detalhados, acessórios com strass e outros detalhes que remetem a realeza são parte importante no outfit. As cores podem variar bastante.




Kuro e Shiro lolita
Basicamente, outfits monocromáticos, ou em preto (kuro) ou branco (shiro), podendo abranger outras subcategorias.




Pirate Lolita
Há quem diga que Pirate não seja uma subdivisão e sim, uma temática. Mas a maioria diz ao contrário. Esse estilo realmente se inspira em piratas sendo comum assim mini chapéis inspirados e os vestidos rementem ao século XVII, botas também são comuns.




Punk Lolita
O Punk lolita é uma subdivisão da Moda Lolita que mescla o estilo punk com o estilo lolita. É considerado mais difícil de combinar, já que o equilíbrio entre o agressivo do punk e o doce do lolita muitas vezes é prejudicado por certos elementos.As cores predominantes são preto, vermelho e podemos ver o uso de padrões como xadrez e listras.




Sweet Lolita
É a vertende mais infantil -segundo meu ponto de vista - tendo como as pricipais cores o rosa, o azul, o branco e o vermelho, mas podemos encontrar roupas sweet lolita nas mais variadas cores.As estampas comumente são de cupcakes, bolos, carrossel e outras figuras que remetem a infância.
O Sweet Lolita atualmente vêem passando por um estado quase diabético, chegando outfits que tem a classificação "OTT" (over the top), que é usado para sweet's exagerados.Os outfits estão cada vez mais chamativos, no entanto, a alguns anos atras quando o estilo teve seu inicio o sweet lolita era puramente delicado. Segue uns exemplos para comparação.


Um exemplo de sweet lolita mais comum

Sweet Lolita OTT

Sweet Lolita de algum tempo atrás


Hoje não entrarei muito no assunto de brands, pois cada estilo tem uma que mais atende as suas caracteristicas.
O tamanho da saia e do decote é extremamente importante no lolita, afinal, temos que lembrar que não há a intensão de parecer sexy.Portanto, você nunca verá uma lolita - verdadeira, claro -  com os seios e as pernas a mostra.
Pretendo aprofundar mais nesse estilo - já que é um dos mais complexos na minha opinião  futuramente, portanto, não entrarei em mais detalhes.
 Espero que tenham gostado do estilo!
Até a próxima!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Followers

Siga no face...

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Yatta! -Black Rock Shooter- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan